.
Em março, mês dedicado à mulher, através das três mulheres que compõem a bancada feminina da Casa de Leis na Legislatura, a Câmara rendeu homenagens a todas as mulheres, na Sessão Ordinária realizada no dia 06.
A Vereadora Angela Maria Camporez Mação fez uso da Tribuna da Câmara Municipal e fez referência à Moção de Aplausos e Congratulações a todas as Mulheres pela Celebração do “Dia Internacional da Mulher”, de sua autoria, enfatizando que as mulheres são alicerces e detentoras de grande potencial para conquistarem o que quiserem e são primordiais no processo de transformação da sociedade.
Em sua fala na Tribuna, a Vereadora Angela cumprimentou os presentes, especialmente as mulheres, e reproduziu um texto publicado no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, convidando a sociedade a uma reflexão sobre os preconceitos e as limitações ainda impostas à mulher, destacando a sua incansável luta por igualdade e a necessidade de a sociedade despertar para importância da mulher em todas as áreas.
A Vereadora Edivania Demoner também se pronunciou enaltecendo as mulheres, parabenizando-as pelo dia e pelo mês e dedicando-lhes a Sessão.
Ainda, disse que externou um convite às Agentes de Saúde para que se fizessem presentes na Sessão e fez alusão ao Requerimento de sua autoria, direcionado ao Prefeito Municipal, através do qual solicita providências no sentido de buscar soluções para o repasse do incentivo financeiro que elas têm por direito e que é amparado por lei. Dirigindo-se ao Chefe do Poder Executivo, solicitou uma resposta ao seu Requerimento, frisando que tem conhecimento de que na Legislatura anterior vários Requerimentos foram apresentados pelos Vereadores e que nunca obtiveram respostas. Destacou que se hoje os Vereadores estão ocupando uma cadeira na Câmara Municipal é porque o povo os elegeu, e acrescentou que se ela apresenta um Requerimento é objetivando atender o anseio do povo que representa, que exige dela uma resposta.
Ainda, agradeceu a presença do grupo “SOS Patinhas”, que defende uma nobre causa, a qual deve ser abraçada por todos, relatando que algumas situações com animais de rua têm gerado constrangimentos e desconforto no comércio, nas vias públicas e até na igreja. Diante disso, convidou os membros da entidade a estarem se reunindo em outra oportunidade para que sejam ouvidos e transmitam as demandas. Inclusive, registrou a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Senhor Iarly Meneguelli. Ao finalizar, agradeceu a presença de todos.
Por fim, fez uso da palavra o Vereador Kildren Cao, que após cumprimentar os presentes, convidou-os a uma participação mais efetiva. Dirigindo-se aos espectadores das redes sociais, conclamou-os a acompanharem mais ativamente às Sessões da Câmara Municipal, ressaltando que a população é a força do Vereador, que é quem transmite os clamores do povo.
Cumprimentou e parabenizou os membros da entidade “SOS Patinhas da Vila” e agradeceu pelo excepcional trabalho desempenhado. Estendeu os cumprimentos à Senhora Elizete Cupertino, representante do Conselho da Matriz de Vila Valério, que lhe relatou uma questão relacionada aos animais em situação de rua. Na condição de Vereador, como cidadão e membro da comunidade Católica, falou que iria transmitir aos colegas Vereadores e Vereadoras o que vem ocorrendo em diversos pontos da Cidade de Vila Valério, incluindo a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Salientou que se trata de um problema de saúde pública relacionada a essa população de animais de rua, que aumenta mais a cada dia, devido à ausência de políticas públicas que visem o controle de doenças e de reprodução, assim como a falta de acolhimento adequado. Frisou que esses animais lidam com a fome, com o abandono, com a falta de cuidado e de tratamento adequado.
Relatou que recentemente passaram a usar o ambiente da Matriz, em razão do amplo espaço e da sombra, e que estão levando restos de lixo e de alimentos em decomposição para o ambiente, ocasionando um terrível mau cheiro e comprometendo a saúde dos fiéis. Além dos incômodos latidos no momento das celebrações, destacou que alguns desses animais avançam nas pessoas e que isso pode ocasionar problemas de maior gravidade. Advertiu que fechar os portões não é a solução, porque, inclusive, para desafogar o trânsito no centro da cidade, o pátio da igreja foi liberado para estacionamento de veículos até as 21 horas.
Enfatizou que é necessária uma ação eficaz através de políticas públicas para o enfrentamento da situação e que é preciso dispensar a devida atenção à questão. Fez menção ao Programa “PET VIDA”, instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), que está com o prazo de adesão aberto, o qual oferece diversos tratamentos aos animais em situação de rua. Salientou que o “SOS Patinhas da Vila”, que é uma entidade sem fins lucrativos, com sede no município, presta um serviço voluntário, mas que está com dificuldades orçamentárias e precisa de apoio para a concepção dos seus objetivos, pois ainda não pode contar com o repasse de recursos públicos. Ressaltou que apesar de toda a dificuldade, tem realizado grandes feitos e parabenizou os voluntários pela dedicação.
Reiterou que a adesão ao Programa “PET VIDA”, que se destina aos 78 municípios do Estado do Espírito Santo, é de grande importância para a população humana e animal, e depende exclusivamente do Poder Executivo. Afirmou que tal programa tem alcançado grande sucesso no vizinho Município de São Gabriel da Palha. Convocou os seus colegas da Edilidade a caminharem juntos em prol desta nobre causa e agradeceu a atenção de todos.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda à quinta, das 11h às 17h e sexta das 7h às 12h
(27) 3728-1255 / (27) 3728-1489
18h30 (veja os dias no calendário)
Rua Leandro Libardi, nº 25, 1º Pavimento, Bairro Boa Vista, Vila Valério/ES - CEP: 29.785-000