CÂMARA MUNICIPAL RECEBE A VISITA DA APAE DE VILA VALÉRIO (clique neste título ou na foto para ver a matéria e outras imagens)

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 convida sociedade a superar barreiras para garantir inclusão A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, é celebrada anualmente no período de 21 a 28 de agosto. Em 2022, a campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), cujo tema é SUPERAR BARREIRAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO, enfatiza que apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de políticas públicas e assegurados na legislação brasileira, as pessoas com deficiência ainda sofrem muita resistência e acabam vivendo à margem da sociedade. Ainda é comum presenciarmos, sejam intencionais ou não, discursos, comportamentos e atitudes preconceituosas, que desencorajam e inibem ao invés de motivar, incentivar e oportunizar. A exclusão está presente no dia a dia e acontece nos ambientes sociais, nas escolas, no mercado de trabalho e até nos lares. Por isso, cada um de nós tem a missão de refletir sobre as barreiras que os impedem de alcançar a plena inclusão, de levar informação e de prezar pelo respeito à dignidade da pessoa com deficiência, exigindo, enquanto cidadãos, o cumprimento dos direitos contemplados no ordenamento jurídico Pátrio, que na prática, não são acessíveis a todos. Importa ressaltar que a Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, “Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)” e em seu Art. 4º afirma que: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. A exemplo de outros anos a Câmara Municipal recebeu, no dia 26 de agosto, às 14 horas, alunos/usuários e parte da equipe da APAE de Vila Valério para um momento especial e alegre, que contou com a bela apresentação do talentoso aluno Ruan Harmênio Batista Muller, que cantou e encantou a todos com sua linda voz. Além dos Apaeanos, participaram do evento Servidores da Câmara e os Vereadores Renato Schmidt (Presidente), Robson Correia (1º Secretário), Adilson Geltner, Adilson Rodrigues Pereira e Kleber Rodrigues de Oliveira. Ruan cantou parabéns para o visitante Tailon. Foi um prazer recebê-los! Voltem sempre! Vamos desconstruir barreiras e ajudar a construir pontes garantindo a plena inclusão da pessoa com deficiência no seio da nossa sociedade!

02 de setembro de 2022 às 09h56.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 convida sociedade a superar barreiras para garantir inclusão

A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, é celebrada anualmente no período de 21 a 28 de agosto. Em 2022, a campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), cujo tema é SUPERAR BARREIRAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO, enfatiza que apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de políticas públicas e assegurados na legislação brasileira, as pessoas com deficiência ainda sofrem muita resistência e acabam vivendo à margem da sociedade.

Ainda é comum presenciarmos, sejam intencionais ou não, discursos, comportamentos e atitudes preconceituosas, que desencorajam e inibem ao invés de motivar, incentivar e oportunizar. A exclusão está presente no dia a dia e acontece nos ambientes sociais, nas escolas, no mercado de trabalho e até nos lares. Por isso, cada um de nós tem a missão de refletir sobre as barreiras que os impedem de alcançar a plena inclusão, de levar informação e de prezar pelo respeito à dignidade da pessoa com deficiência, exigindo, enquanto cidadãos, o cumprimento dos direitos contemplados no ordenamento jurídico Pátrio, que na prática, não são acessíveis a todos.  

Importa ressaltar que a Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)” e em seu Art. 4º afirma que: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

A exemplo de outros anos a Câmara Municipal recebeu, no dia 26 de agosto, às 14 horas, alunos/usuários e parte da equipe da APAE de Vila Valério para um momento especial e alegre, que contou com a bela apresentação do talentoso aluno Ruan Harmênio Batista Muller, que cantou e encantou a todos com sua linda voz. Além dos Apaeanos, participaram do evento Servidores da Câmara e os Vereadores Renato Schmidt (Presidente), Robson Correia (1º Secretário), Adilson Geltner, Adilson Rodrigues Pereira e Kleber Rodrigues de Oliveira. Ruan cantou parabéns para o visitante Tailon. Foi um prazer reebê-los! Voltem sempre!

Vamos desconstruir barreiras e ajudar a construir pontes garantindo a plena inclusão da pessoa com deficiência no seio da nossa sociedade!

 

 

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Atendimento ao Público

De segunda à quinta, das 11h às 17h e sexta das 7h às 12h

Telefone

(27) 3728-1255 / (27) 3728-1489

Sessões Plenárias

18h30 (veja os dias no calendário)

Endereço

Rua Leandro Libardi, nº 25, 1º Pavimento, Bairro Boa Vista, Vila Valério/ES - CEP: 29.785-000

Localização

Copyright © 2021 Câmara Municipal de Vila Valério. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.